Avançar para o conteúdo principal
Que Futuro?

O tempo passa devagar... só agora que a minha vida parou,
tive tempo para notá-lo.
Estou velha.
Tenho na minha măo o relógio de bolso que o meu António costumava usar.
Estava parado. Estava parado há já vinte anos, desde que aquela doença o levou. Deixou-me aqui só.
Que futuro? Pensei entăo...
Que futuro? Imaginei...
Que futuro? Pensei ao acordar no dia seguinte, naquela cama vazia e gelada.
Que futuro? Sussurrei enquanto descascava as batatas, fingindo que era um dia como qualquer outro, fingindo que ele năo tardava em chegar.
Que futuro?
Que futuro, a olhar para as minhas faces envelhecidas já entăo, aos
cinquenta e sete anos.
Que futuro, chorei ao ver este mesmo relógio prateado em cima da cómoda, parado... já năo se ouve o tic tac... O tic tac do teu coraçăo...
Passaram vinte anos, e que futuro? Que futuro, que sonho, que ilusăo, que vida... năo sei.
Passaram vinte anos e estou aqui.
Passaram vinte anos e finalmente sou capaz de ouvir o tic tac do relógio.
Passaram vinte anos e ainda oiço o teu coraçăo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O sítio onde as coisas acabam

Há dias em que não apetece. Estar no sítio onde as coisas acabam, digo. Estar onde não há. Estar onde há não. No sítio onde há fim. Onde há nada. Há putrefacção, morte, doença, vírus, vacinas. Ausência futura de coisas. Ausência passada de pessoas. Viagens sem retorno. O sítio onde as coisas acabam, enfim, é um sítio onde não apetece estar. Onde não apetece ser.

A Lista

Comprar bróculos. Procurar um fato de chuva para o miúdo. Comprar botas para o outro miúdo. Telefonar ao electricista. Não esquecer a reunião das 14. Online, não presencial. Vender o carro? Levar o lixo para fora. Comprar fraldas. Pesquisar como fazer os miúdos comerem mais vegetais. Descobrir porque é que os miúdos agora não comem sopa. Preparar a recolha de dados com os participantes suecos. Lavar a roupa. E depois estender. E apanhar, e dobrar, e arrumar. E repetir. Até ao infinito. Fazer desporto. Ir à yoga. Voltar a correr. Vender a passadeira? Comprar cortinas novas. E instalar. Pensar em destinos de férias. Quando foi a última vez que fui ao cinema? Acabar de ler os 5 livros que comecei no Verão antes do fim do ano. Procurar o livro emprestado do Herberto Heldér e pô-lo já na mala. Acabar o relatório pendente do projecto 3.2 Aproveitar o tempo. Ir para a cama mais cedo. Mas também acabar de ver Arcane depois dos miúdos irem para a cama. Ter tempo para ir almoçar or jantar fora.